AÅžA

Photo

AÅžA

De: Nigeria/França
No palco: Sab 15 Abr 23:10

Desde que o seu álbum de estreia foi lançado em 2007, a Asa tem traçado uma rota distinta para si própria na arte africana e na arte nigeriana em particular. Asa (pronunciado Asha, que significa Falcão em iorubá), nasceu em Paris em 1982 e se mudou para Lagos aos dois anos de idade, e utiliza a sua música para expressar os seus objectivos e problemas contemporâneos.

"V", o seu quinto álbum, foi gravado no meio da pandemia. O álbum, lançado em finais de Fevereiro de 2022, reúne a vanguarda do R&B nigeriano, incluindo o jovem prodígio Wizkid e o produtor moderno P.Prime, que foi nomeado para um Grammy Award. Asa cria um groove vaporoso com vibrações positivas que funde o glamoroso e o afrobeat, construindo uma ligação entre Lagos e a Londres cheia de diversidade. Ela explora géneros de fusão ao mesmo tempo que oferece música para o corpo e o espírito, dança e transe.

A própria, que é considerada o sinónimo de som inovador e excitante de R&B, diz "Quando escrevo uma canção, normalmente produzo melodias com trechos de palavras aqui e ali. "Mayana" foi mantida. Eu não fazia ideia do que significava. Normalmente, procurava outra palavra, algo relevante, que transmitisse algo positivo para a pessoa com quem falava. Quando a procurava, lá estava ela! Mayana significa simplesmente "para curar, amanhã".

O primeiro single de Asa, Mayana, que foi lançada em Dezembro de 2021, mostra a sua mistura suave de vocais delicados e percussão rítmica na intersecção de pop, soul, afrobeat, e RnB.

When she gets her jazz groove on in Bimpé and Be My Man, you wish the songs would never end

The Guardian